Diretrizes para a educação escolar de uma instituição para menores considerados antissociais (Santa Catarina/Brasil – 1972-1982)

Auteurs-es

Mots-clés :

Adolescente, Educação, Instituição parapenal, Ditadura militar, Santa Catarina

Résumé

Este artigo visa identificar as características da educação escolar levada a cabo no Centro Educacional para Menores (CEM) entre 1972 e 1982. A instituição parapenal criada pelo governo do estado de Santa Catarina (Brasil), sob a ótica da Fundação do Bem-Estar do Menor (FUNABEM), tinha por objetivo principal abrigar os menores de idade do sexo masculino considerados antissociais, que habitavam na região da Grande Florianópolis. Na primeira parte do artigo, buscou-se descrever como se deu, do ponto de vista burocrático-administrativo, a edificação do CEM, bem como apresentar um perfil dos adolescentes e jovens internados na instituição. Na outra parte do artigo, centra-se o foco da análise nas diretrizes nacionais e estaduais que nortearam a educação escolar.

Bibliographies de l'auteur-e

Silvia Maria Fávero Arend, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Professora do Curso de Graduação em História Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Professora do Programa de Pós-graduação em História Bolsista Produtividade do CNPq - nível 2

Otoniel Rodrigues Silva, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Publié-e

2023-12-05

Comment citer

Arend, S. M. F., & Silva, O. R. (2023). Diretrizes para a educação escolar de uma instituição para menores considerados antissociais (Santa Catarina/Brasil – 1972-1982). Educar Em Revista, 39, e87506. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87506

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ Educação, Saúde e Assistência às Infâncias: saberes, conhecimentos e práticas sociais