Diretrizes para a educação escolar de uma instituição para menores considerados antissociais (Santa Catarina/Brasil – 1972-1982)
Palabras clave:
Adolescente, Educação, Instituição parapenal, Ditadura militar, Santa CatarinaResumen
Este artigo visa identificar as características da educação escolar levada a cabo no Centro Educacional para Menores (CEM) entre 1972 e 1982. A instituição parapenal criada pelo governo do estado de Santa Catarina (Brasil), sob a ótica da Fundação do Bem-Estar do Menor (FUNABEM), tinha por objetivo principal abrigar os menores de idade do sexo masculino considerados antissociais, que habitavam na região da Grande Florianópolis. Na primeira parte do artigo, buscou-se descrever como se deu, do ponto de vista burocrático-administrativo, a edificação do CEM, bem como apresentar um perfil dos adolescentes e jovens internados na instituição. Na outra parte do artigo, centra-se o foco da análise nas diretrizes nacionais e estaduais que nortearam a educação escolar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

