Educação em territórios e políticas para as infâncias: O caso do bairro Educador (Heliópolis - SP)
Mots-clés :
, Políticas Públicas para as Infâncias. Direito à Educação. Bairro Educador. Educação em Territórios. Heliópolis-SP.Résumé
O artigo apresenta resultado de pesquisa qualitativa com o objetivo de compreender e dar visibilidade à experiência do Bairro Educador e a incidência da União de Núcleos de Associações de Moradores de Heliópolis e Adjacências/SP (UNAS) nas Políticas Públicas para as infâncias naquele território. Por meio de pesquisa participante, com observações e registros, além de realização de grupos focais com educadores e lideranças comunitárias da região, buscou-se realizar uma pesquisa com os sujeitos “feito desiguais” (Arroyo, 2010) daquele território. Os achados dos grupos focais com lideranças comunitárias da região envolvidas com ações voltadas às infâncias indicam que o Bairro Educador é fruto de construção coletiva de educação integral e intersetorial, forjado nas transformações curriculares e nas relações articuladas no território de uma escola pública municipal local, aliado às resistências e lutas por moradia e por condições básicas e dignas de vida, com ações conjuntas e coordenadas gestadas do território para as Políticas Públicas, do local para o global, jogando luzes sobre o direito à educação (e à cidade) como perspectivas indissociáveis.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les droits des articles publiés dans Educar em Revista sont d’auteur et la revue maintient les droits de première publication. L’accès à la revue est libre, donc les articles sont gratuits, d’attribution propre, d’utilisation non commerciale dans des applications pédagogiques.