Inovação Pedagógica Universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z

Auteurs-es

Mots-clés :

Inovação, Facebook, YouTube, Educação, Geração-Z

Résumé

A educação superior tem encontrado grandes desafios em função das velozes transformações da sociedade e, neste sentido, a aplicação de métodos pedagógicos inovadores que estimulem os alunos a criar e desenvolver o espírito científico e reflexivo é constantemente requisitada. Entretanto, primeiramente, deve-se considerar a utilização de estratégias de aproximação com os estudantes, especialmente com os mais jovens, nascidos a partir de meados da década de 1990 que estão, atualmente, ingressando nas universidades. Para este grupo de estudantes, denominados de Geração Z, é essencial que os educadores renovem seus métodos de ensino para melhorar o processo de aprendizagem. Neste estudo, é avaliado se a utilização de tecnologias virtuais como Facebook e YouTube apresenta bons resultados no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de uma Universidade de Salvador. Facebook foi utilizado como principal canal de comunicação entre professor e alunos e o YouTube como um canal para compartilhamento de vídeo-aulas desenvolvidas pelos próprios estudantes. Ambas as propostas foram sugeridas e não impostas aos estudantes. Ao final, foi aplicado um questionário semiestruturado para avaliar a percepção discente. Verificou-se um alto grau de participação dos estudantes nas atividades propostas. Além disso, a percepção dos mesmos de que tais atividades foram eficazes para a construção do conhecimento foi o principal indicador positivo da análise, o que permitiu inferir que o uso dessas tecnologias é eficaz no processo de aprendizado dos estudantes, especialmente dos mais jovens.

Biographie de l'auteur-e

Luiz Fernando Quintanilha, Universidade Salvador - UNIFACS

Escola de Ciências da Saúde

Curso de Biomedicina

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Publié-e

2017-08-24

Comment citer

Quintanilha, L. F. (2017). Inovação Pedagógica Universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z. Educar Em Revista, 33(65), p. 249–263. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50027

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