Memorial acadêmico para Professor Titular

Auteurs-es

  • Carlos Eduardo Vieira Universidade Federal do Paraná

Mots-clés :

Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Memorial Acadêmico, Professor Titular.

Résumé

Os memoriais têm longa tradição acadêmica no Brasil, constituem-se em documentos que expõem trajetórias de professores universitários para fins de concursos ou de progressões ao longo das suas carreiras. No caso específico das universidades federais e da progressão para a classe de Professor Titular a ampliação do acesso a esse nível da carreira é a resultante de uma greve do movimento docente. Entre as concessões ao Estado e as conquistas da categoria, essa greve garantiu que todos os professores que alcançarem o nível de Professor Associado 4 possam pleitear essa ascensão. Nas regras anteriores de distribuição de vagas para Professor Titular, a possibilidade dessa promoção era muito reduzida, envolvia a perda de direitos trabalhistas, além de produzir uma competição intensa entre pares do mesmo departamento.

Publié-e

2017-02-25

Comment citer

Vieira, C. E. (2017). Memorial acadêmico para Professor Titular. Educar Em Revista, 33(63), p. 291–312. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49878

Numéro

Rubrique

Documentos