Subjetivação e a educação através da internet

Auteurs-es

  • Alysson Ramos Artuso

Mots-clés :

subjetivação, poder, novas tecnologias, mídia e educação, ensino-aprendizagem através da internet, subjectivation, power, new technologies, media and education, teach-learning process through the internet

Résumé

Este artigo é um estudo sobre os mecanismos de poder e de subjetivação que se fazem presentes no processo de ensino-aprendizagem através da Internet. Utilizando-se de idéias da literatura de Foucault e Deleuze, faz uma análise dos mecanismos existentes nas propostas de uso da Internet como ferramenta para a instrução formal e continuada, acompanhada de uma descrição da ética presente na rede. Esta análise trabalha com a idéia de um poder produtor, emaranhado com e em microsituações sociais, e a estrutura dessa nova tecnologia educacional, de onde se vê emergir novos sujeitos e subjetividades, mas que propicia também novas brechas para resistências.

Comment citer

Artuso, A. R. (2005). Subjetivação e a educação através da internet. Educar Em Revista, 21(26), p. 115–129. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4723

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático