Análise sobre variáveis explicativas da autoeficácia docente

Auteurs-es

  • Daniela Couto Guerreiro Casanova UNICAMP
  • Roberta Gurgel Azzi Faculdade de Educação Unicamp

Mots-clés :

Formação, eficácia coletiva, condições de trabalho, satisfação docente

Résumé

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as possíveis relações explicativas entre variáveis pessoais, variáveis de atividade docente e variáveis contextuais e as crenças de autoeficácia docente de professores do ensino médio público paulista. Tal crença é entendida como o julgamento que o professor faz acerca de suas próprias capacidades para atingir resultados desejados de engajamento e aprendizagem dos alunos, mesmo entre aqueles que podem ser difíceis ou desmotivados, e tem sido associada à satisfação docente e ao sucesso escolar, dentre outras contribuições. Por meio de questionários obteve-se a participação de 201 educadores oriundos de 11 escolas do ABC Paulista, dos quais 180 eram professores do ensino médio e 21 eram gestores escolares. A análise de regressão linear multivariada constatou que as variáveis formação, crença de eficácia coletiva escolar e tempo de atuação na unidade escolar pesquisada mostraram-se significativamente explicativas da autoeficácia docente. A necessidade de se proporcionar formação docente que alie o desenvolvimento de habilidades e de autoeficácia, bem como condições para diminuir a rotatividade docente e fortalecer a crença de eficácia coletiva escolar são discutidas sob a ótica da teoria social cognitiva.

Bibliographies de l'auteur-e

Daniela Couto Guerreiro Casanova, UNICAMP

Faculdade de Educação

Universidade Estadual de Campinas

Roberta Gurgel Azzi, Faculdade de Educação Unicamp

Professora do Departamento de Psicologia Educacional

Faculdade de educação

UNICAMP

Publié-e

2015-11-10

Comment citer

Casanova, D. C. G., & Azzi, R. G. (2015). Análise sobre variáveis explicativas da autoeficácia docente. Educar Em Revista, 31(58), p. 237–252. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43236

Numéro

Rubrique

Demanda Contínua