Do sentido de Scurrere à aposta no futuro: elementos de aproximação entre currículo e prospecção

Auteurs-es

  • Juares Silva Thiesen UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA -UFSC

Mots-clés :

Currículo, Prospecção, Futuro, Política.

Résumé

O presente texto, resultado de um exercício teórico construído no âmbito
dos objetos de pesquisa do autor, propõe revelar alguns elementos de aproximação entre as disciplinas/campos de currículo e prospecção. Parte-se da
hipótese de que ambos se ocupam de alguns objetos comuns, na medida
em que discutem trajetórias, projetos formativos, teleologicidade, futuro,
aposta etc. Para sustentar sua hipótese, o autor assume que as políticas
educacionais e curriculares da sociedade capitalista vêm convertendo-se em
forte instrumento estratégico geralmente focado em torno de dois grandes
objetivos: atender a demandas do presente e antecipar fatos portadores de
futuro visando-se alcançar cenários desejados em médio e longo prazo. Nesse
sentido, currículo e prospecção encontram-se na medida em que ambos
trabalham com a ideia de um telos, ou seja, em “apostas” sobre a construção
de futuros possíveis. Para evidenciar elementos que ilustrem a aproximação
das referidas disciplinas/campos, elencam-se algumas políticas educativas
e curriculares atuais, destacando-se, sobretudo, os referenciais que indicam
a presença de elementos de prospecção.

Biographie de l'auteur-e

Juares Silva Thiesen, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA -UFSC

Professor do Depto de Estudos Especializados em Educação do Centro de Educação da UFSC.

Doutor em educação e Doutor em Gestão do Conhecimento.

Doutor em Educação e Doutor em Gestão do Conhecimento. Professor do Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Educação da UFSC. Email: juaresthiesen@gmail.com

 

Publié-e

2013-07-30

Comment citer

Thiesen, J. S. (2013). Do sentido de Scurrere à aposta no futuro: elementos de aproximação entre currículo e prospecção. Educar Em Revista, 29(50), p. 253–268. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28457

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