Reflexões sobre a administração municipal da educação: um início de conversa...

Auteurs-es

  • Rubens Barbosa de Camargo

Mots-clés :

administração de sistema educacional, políticas educacionais, administration of education system, education politics.

Résumé

Este artigo discute uma experiência de administração pública na educação na cidade de São Carlos, procurando realizar uma reflexão sobre os entraves e as dificuldades encontrados, podendo servir como uma contribuição, na medida em que recupera algumas propostas, ações e os devidos cuidados com alguns percalços à frente de órgão público da educação municipal. Após apresentar o detalhamento do município e dos dados educacionais, o texto aborda as questões da organização da educação municipal e dos problemas relativos ao controle social na educação. Por fim, aborda, de maneira mais pormenorizada, processos, proposições e dinâmicas realizados no primeiro semestre de 2001, período analisado neste artigo.

Reflections on municipal administration of education: start of conversation

Abstract

This article discusses an experience of Public Administration of Education in the city of São Carlos. This research tries to analyze impediments and difficulties of municipal administration of public education; it also can be considered a contribution, in the way that it recovers proposals, actions and the necessary cautions related to difficulties that public organisms of municipal education have. Right after the municipality and its education data introduction, this text approaches to questions related to the organization of municipal education and problems related to social control of education. Finally, it analyzes, in a more detailed way, processes, propositions, dynamics and difficulties identified in the first semester of 2001, the term focused in this article.

Comment citer

de Camargo, R. B. (2003). Reflexões sobre a administração municipal da educação: um início de conversa. Educar Em Revista, 19(22), p. 175–219. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2180

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático