Alternativas para o tratamento em saúde mental. Estratégias psicopedagógicas no atendimento a jovens portadores de distúrbios emocionais severos

Auteurs-es

  • Jamil Zugueib Neto

Mots-clés :

doença mental, adolescentes, psicopedagogia, mental illness, adolescent, psycho-pedagogy.

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo apresentar estratégias clínicas como alternativas ao internamento de crianças e jovens acometidos de distúrbios emocionais severos. Sublinha-se a indissociabilidade que deve haver nessas ações entre a pedagogia e a intervenção psicoterapêutica, aqui representada pela orientação psicanalítica. Após a ilustração de um caso atendido em escola especial, fundamentam-se os argumentos a partir das proposições alinhavadas na 2ª e 3ª Conferência de Saúde Mental do Ministério da Saúde. São propostas políticas de criação de espaços mais abertos, inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS), que se harmonizem com as demandas sociais, incentivando-se posições para um pensamento contrário a uma visão da psiquiatria tradicional.

Alternatives for mental health treatment. Psycho-pedagogic strategies in therapy for teenagers with severe psychological disturbs

Abstract

The present work aims at showing clinic strategies as alternatives to the admission at psychiatric hospitals of children and youngsters suffering from severe emotional disturbance. Concerning these actions, we emphasize the need of associating pedagogy and psychotherapeutic interventions, here represented by psychoanalytical orientation. After presenting a case that happened at a special school, our observations are based on the 2nd and 3rd Ministry of Health Mental Health Conference proposals. Such proposals are political and aim at creating opener spaces, included in the Single Health System, in Brazil, according to social demands and stimulating thoughts opposed to the traditional psychiatric point of view.

Comment citer

Zugueib Neto, J. (2004). Alternativas para o tratamento em saúde mental. Estratégias psicopedagógicas no atendimento a jovens portadores de distúrbios emocionais severos. Educar Em Revista, 20(23), p. 105–124. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2155

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático