Educar para a democracia como fundamento da educação no Brasil do século XX: a contribuição de Anísio Teixeira

Auteurs-es

  • João Francisco Lopes de Lima ISAEC/Martinus

Mots-clés :

Educação brasileira, discurso pedagógico, democracia, Anísio Teixeira

Résumé

O presente artigo se inscreve no contexto de uma investigação mais ampla que analisa a questão dos fundamentos da educação brasileira com pretensão de educar para a democracia, formulada ao longo do século XX, verificando a base filosófica e a forma de práxis educativa sugerida para viabilizar o discurso pedagógico enunciado. Neste artigo procedo a análise do papel de Anísio Teixeira para a configuração do ideal de educação para a democracia através da escola. Anísio Teixeira é um dos ícones do movimento escolanovista no Brasil do século XX, com forte atuação no cenário educacional brasileiro enquanto intelectual e também como gestor de sistemas educacionais, implicado em organizar formas práticas de viabilizar as suas idéias. O estudo de caráter bibliográfico verificou a influência do pragmatismo americano e do liberalismo na formação das idéias de Anísio Teixeira, bem como procede a discussão sobre as formas pedagógicas que o autor propõe para viabilizar o ideal de educar para a democracia através da escola. O estudo analisa, ainda, as críticas que o pensamento de Anísio Teixeira recebeu e pondera sobre as chances e o vigor do seu pensamento pedagógico no cenário educacional.

Biographie de l'auteur-e

João Francisco Lopes de Lima, ISAEC/Martinus

Graduado em História, Especialista em Supervisão Educacional e em Administração Escolar, Mestre (UFRGS) e Doutor (UFF) em Educação. Atua nos temas de pós-modernidade, aprendizagem, discurso pedagógico e gestão do pedagógico. Atua desde novembro de 2008 como Diretor Geral das Instituições Martinus, em Curitiba - PR.

Publié-e

2011-04-29

Comment citer

Lopes de Lima, J. F. (2011). Educar para a democracia como fundamento da educação no Brasil do século XX: a contribuição de Anísio Teixeira. Educar Em Revista, 27(39), p. 225–239. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15126

Numéro

Rubrique

Demanda Contínua