Ensino-aprendizagem colaborativo mediado pelo Wiki do Moodle

Auteurs-es

  • Ilse Abegg Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fábio da Purificação De Bastos Universidade Federal de Santa Maria
  • Felipe Martins Müller Universidade Federal de Santa Maria

Mots-clés :

Ensino-Aprendizagem, Colaboração, Wiki, MOODLE

Résumé

Mediados pela ferramenta Wiki do Moodle, desenvolvemos atividades a distância no Curso de Física da UFSM com o intuito de produzir um objeto escolar hipermídia tematizado pelo Tema Estruturador do Ensino de Física 2: Calor, Ambiente e usos de Energia (oriundo dos PCN+ ), locando o diálogo-problematizador na transversalidade curricular “Meio Ambiente”. Problematizamos esta atividade, caracterizada como uma produção colaborativa de hipermídia de divulgação científico-tecnológica, ao longo do período letivo da disciplina Didática I da Física da instância curricular integradora. O trabalho em grupo mediado pelo wiki do Moodle tem sido implementado através do PEA (Planejamento, Execução e Avaliação) de forma cíclicoespiralada, estudando os casos. Os resultados indicam boa potencialidade da mediação tecnológica, no âmbito do diálogo-problematizador e empowerment, para este tipo de trabalho escolar colaborativo a distância.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Ilse Abegg, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Doutora do Departamento de Metodologia do Ensino e Programa de Pós-Graduação em Educação da  Universidade Federal de Santa Maria

Fábio da Purificação De Bastos, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Doutor do Departamento de Metodologia do Ensino e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria

Felipe Martins Müller, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Doutor do Departamento de Eletrônica e Computação da Universidade Federal de Santa Maria e do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Publié-e

2010-12-23

Comment citer

Abegg, I., De Bastos, F. da P., & Müller, F. M. (2010). Ensino-aprendizagem colaborativo mediado pelo Wiki do Moodle. Educar Em Revista, 26(38), p. 205–218. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13129

Numéro

Rubrique

Demanda Contínua