Efeitos deletérios do pacote BNCC-NEM no currículo de física de escolas públicas do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.95207Palabras clave:
currículo de física, construção do ser neoliberal, emancipação dos estudantesResumen
A presente investigação analisa prejuízos do pacote BNCC-NEM aplicado sobre os currículos de física ofertados aos estudantes das escolas públicas do Paraná. As recentes reformas educativas são verificadas em relação a seus objetivos, em termos de oferta de conteúdos escolares, para os estudantes de escolas públicas. Nesse aspecto, no campo metodológico, um grupo de estudantes de licenciatura em física, em seus estágios supervisionados, coletaram conteúdos de física dos currículos escolar e real. Foi realizada comparação direta entre os currículos oficias com um modelo curricular de física adotado, e com os conteúdos exigidos no Exame Nacional do Ensino Médio. Os resultados indicam prejuízos na escolarização de estudantes de escolas públicas, gerados por uma drástica redução de conteúdos de física, estabelecida curricularmente pela negação de acesso aos saberes escolares desta disciplina. Tal negação impossibilita a emancipação intelectual, social e cultural destes estudantes, além de impedir o acesso ao Ensino Superior por falta de conteúdos de física nos currículos empregados no Estado do Paraná.
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