A agenda global composta pelas organizações internacionais

a educação na composição do público e do privado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.93976

Palabras clave:

Aprendizagem, Avaliação, Organismos Multilaterais, Qualidade Educacional, Relação Público e Privado

Resumen

O objetivo deste trabalho é compreender os conceitos de qualidade, avaliação e aprendizagem contidos em orientações do Banco Mundial (BM), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), que levaram os países latino-americanos a aderirem a proposta do projeto Educação Para Todos (EPT) no período de 1996 a 2019, favorecendo a influência direta dessas organizações nas formulações, no planejamento, na execução e na avaliação de políticas educacionais. A metodologia consistiu em pesquisa analítica, com foco no ciclo de política de Bowe, Ball e Gold (1992), no contexto da produção dos textos, como referência da implantação de políticas educacionais. Este trabalho é parte de pesquisa que está sendo realizada em rede, para a compreensão do cenário latino-americano, tomando por princípio norteador a proposição de organizar um conhecimento coletivo nessa área. Os resultados apontam a influência direta de organizações multilaterais nas orientações e decisões das políticas educacionais no Brasil e na América Latina a partir da adesão à proposta da EPT, recebendo anuência, tratados e investimentos financeiros, com forte avaliação de resultados, e ranqueamentos de uma qualidade definida como base de ancoragem ao desenvolvimento capitalista de produção, cujos conceitos de qualidade, avaliação e aprendizagem respondem aos objetivos da educação voltada para o mercado.

Biografía del autor/a

Ana Claudia Dantas Cavalcanti, Secretaria de Educação (SE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil; Professora aposentada, Secretaria de Educação, Recife, Pernambuco, Brasil.

Milene Dias Amorim,  Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Naviraí, Mato Grosso do Sul, Brasil

Doutora em Educação, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul,
Brasil; Professora, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Naviraí, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Publicado

2024-12-06

Cómo citar

Cavalcanti, A. C. D., & Amorim, M. D. (2024). A agenda global composta pelas organizações internacionais: a educação na composição do público e do privado. Educar Em Revista, 40(1), e93976. https://doi.org/10.1590/1984-0411.93976

Número

Sección

DOSSIÊ: Qualidade, aprendizagem e avaliação sistêmica: discursos dos organismos internacionais para os países latino-ame