A agenda global composta pelas organizações internacionais
a educação na composição do público e do privado
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.93976Palabras clave:
Aprendizagem, Avaliação, Organismos Multilaterais, Qualidade Educacional, Relação Público e PrivadoResumen
O objetivo deste trabalho é compreender os conceitos de qualidade, avaliação e aprendizagem contidos em orientações do Banco Mundial (BM), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), que levaram os países latino-americanos a aderirem a proposta do projeto Educação Para Todos (EPT) no período de 1996 a 2019, favorecendo a influência direta dessas organizações nas formulações, no planejamento, na execução e na avaliação de políticas educacionais. A metodologia consistiu em pesquisa analítica, com foco no ciclo de política de Bowe, Ball e Gold (1992), no contexto da produção dos textos, como referência da implantação de políticas educacionais. Este trabalho é parte de pesquisa que está sendo realizada em rede, para a compreensão do cenário latino-americano, tomando por princípio norteador a proposição de organizar um conhecimento coletivo nessa área. Os resultados apontam a influência direta de organizações multilaterais nas orientações e decisões das políticas educacionais no Brasil e na América Latina a partir da adesão à proposta da EPT, recebendo anuência, tratados e investimentos financeiros, com forte avaliação de resultados, e ranqueamentos de uma qualidade definida como base de ancoragem ao desenvolvimento capitalista de produção, cujos conceitos de qualidade, avaliação e aprendizagem respondem aos objetivos da educação voltada para o mercado.
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