Socialização Profissional do Professor Iniciante de Educação Física

sentidos e aprendizagens constituídos na relação com os estudantes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.91883

Palabras clave:

Socialização Docente, Professor Iniciante, Educação Física

Resumen

Discorre sobre os primeiros anos de docência em Educação Física. Tem como objetivo analisar os sentidos do processo de socialização profissional do professor iniciante em Educação Física na relação com seus alunos e as implicações na aprendizagem docente. Adotamos uma atitude denominada de qualitativa, com subsídio na pesquisa (auto)biográfica. Participaram do estudo cinco professores iniciantes. Optamos por utilizar a pesquisa- formação por meio do Ateliê biográfico de desenvolvimento profissional docente. As narrativas orais e escritas se configuraram em materiais reflexivos para a pesquisa. A socialização com os estudantes foi marcada pelo reconhecimento dos seus papéis profissionais. A receptividade dos alunos afetou o desenvolvimento pedagógico dos iniciantes. O predomínio da cultura esportiva ensejou conflitos no planejamento e prática pedagógica. Os primeiros anos de docência necessitam serem acompanhados e tratados como etapa formativa com atenção para os processos simbólicos, buscando favorecer uma aprendizagem positiva da profissão.

Biografía del autor/a

Amanda Raquel Rodrigues Pessoa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil. 

Doutora em Educação, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil; Professora, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil. 

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Publicado

2025-06-16

Cómo citar

Pessoa, A. R. R. (2025). Socialização Profissional do Professor Iniciante de Educação Física: sentidos e aprendizagens constituídos na relação com os estudantes. Educar Em Revista, e91883. https://doi.org/10.1590/1984-0411.91883

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