Quando a professora brinca, aprende a ensinar as crianças a brincar?

Experiências em processos formativos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.91617

Palabras clave:

Educação Infantil, Corporeidade, Formação Continuada, Docente

Resumen

Objetivamos identificar a ressonância de vivências e experiências corporais na prática pedagógica de professoras atuantes na Educação Infantil a partir da participação em um curso de formação continuada. As participantes eram 30 professoras e os instrumentos utilizados foram diários de campo, memoriais descritivos, relatórios de feedback, imagens das experimentações das professoras com as crianças, a avaliação final e análise de conteúdo. As docentes não tinham clareza sobre como propor, de forma coesa e objetiva, estratégias e práticas educativas pela via corporal, entretanto, a formação continuada possibilitou a ressignificação das práticas pedagógicas no cotidiano da Educação Infantil.

Biografía del autor/a

Ângela Adriane Schmidt Bersch, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil; Professora Adjunta, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Camila Borges Ribeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, São Paulo, Brasil;
Professora, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Leila Cristiane Pinto Finoqueto, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil; Professora Adjunta, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Publicado

2025-02-18

Cómo citar

Bersch, Ângela A. S., Ribeiro, C. B., & Finoqueto, L. C. P. (2025). Quando a professora brinca, aprende a ensinar as crianças a brincar? : Experiências em processos formativos. Educar Em Revista, e91617. https://doi.org/10.1590/1984-0411.91617

Número

Sección

Demanda Contínua