Uma década e meia da Lei 11.645/08: o que mudou nas licenciaturas do Campus Floresta - UFAC?
Palabras clave:
Indígena, Negro, Formação docente, Inclusão, UfacResumen
O texto analisa a inserção da temática afro-brasileira e indígena no processo de formação de professores do Campus Floresta, localizado na cidade de Cruzeiro do Sul - Acre, a partir dos Projetos Pedagógicos Curriculares e de componentes curriculares das licenciaturas pertencentes ao Centro de Educação e Letras e ao Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Acre. Verificou-se se os diferentes cursos de formação docente cumprem o previsto no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais. É um estudo de abordagem qualitativa, ancorado em produções sobre as leis 10.639/03 e 11.645/08, no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, no Plano Nacional de Educação - PNE/2014-2024 e na Base Nacional Curricular Comum. A pesquisa teve como referencial teórico: Silva (2003), Morin (2014), Quijano (2010), Mignolo (2008), dentre outros. Os resultados apontam uma discussão sobre a temática ainda incipiente nos cursos, evidenciando o não cumprimento do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnicoraciais. Percebeu-se a necessidade iminente de reconfiguração dos currículos das licenciaturas, de modo a adequar uma formação docente voltada para essa demanda legal e social.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.