Uma década e meia da Lei 11.645/08: o que mudou nas licenciaturas do Campus Floresta - UFAC?

Autores/as

Palabras clave:

Indígena, Negro, Formação docente, Inclusão, Ufac

Resumen

O texto analisa a inserção da temática afro-brasileira e indígena no processo de formação de professores do Campus Floresta, localizado na cidade de Cruzeiro do Sul - Acre, a partir dos Projetos Pedagógicos Curriculares e de componentes curriculares das licenciaturas pertencentes ao Centro de Educação e Letras e ao Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Acre. Verificou-se se os diferentes cursos de formação docente cumprem o previsto no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais. É um estudo de abordagem qualitativa, ancorado em produções sobre as leis 10.639/03 e 11.645/08, no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, no Plano Nacional de Educação - PNE/2014-2024 e na Base Nacional Curricular Comum. A pesquisa teve como referencial teórico: Silva (2003), Morin (2014), Quijano (2010), Mignolo (2008), dentre outros. Os resultados apontam uma discussão sobre a temática ainda incipiente nos cursos, evidenciando o não cumprimento do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnicoraciais. Percebeu-se a necessidade iminente de reconfiguração dos currículos das licenciaturas, de modo a adequar uma formação docente voltada para essa demanda legal e social.

Biografía del autor/a

José Alessandro Cândido da Silva, Universidade Federal do Acre

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, 2015. Mestrado em Educação na Universidade Federal Fluminense, 2011. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2003) e em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (2000). Professor do Magistério Superior na UFAC - Campus Floresta. Atualmente ocupa a função de Coordenador do Curso de Licenciatura Indígena da UFAC - Campus Floresta (segundo mandato: Portaria 2.414 de 16 de agosto de 2017) e é professor das disciplinas de Ciências da Educação no mesmo curso e de Filosofia, Educação para as relações Étnico-Raciais e Fundamentos da Educação Indígena no Curso de Pedagogia no Campus Floresta da Universidade Federal do Acre. Membro do Conselho Universitário na UFAC. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Educação.

Publicado

2024-07-19

Cómo citar

Silva, J. A. C. da. (2024). Uma década e meia da Lei 11.645/08: o que mudou nas licenciaturas do Campus Floresta - UFAC?. Educar Em Revista, 40(1), e89842. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/89842

Número

Sección

Demanda Contínua