Indagações sobre a pobreza

o que dizem as crianças matriculadas na educação infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.88542

Palabras clave:

Educação Infantil, Pesquisa com Crianças, Pobreza

Resumen

Este artigo provém das indagações que surgiram nos encontros com crianças de 5 e 6 anos, matriculadas em uma turma de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado em um bairro periférico da cidade de Vitória, no Espírito Santo. Investiga o modo como as crianças compreendem a pobreza e o que (re)produzem a partir dos imaginários sociais sobre ela, ao passo que problematiza essa condição social conceituando-a como um fenômeno complexo e de múltiplas facetas. Como metodologia, adota a pesquisa participante, com a realização de rodas de conversas e a produção de desenhos pelas crianças, elementos pertinentes ao cotidiano pedagógico da Educação Infantil. Para fundamentar o debate, recorre a autores como Arroyo (2019), Sarmento (2002, 2004) e Rego e Pinzani (2014). Os resultados evidenciam que as crianças não estão alheias aos contextos empobrecidos em que vivem, anunciando como interpretam a condição de pobreza e lidam com ela. As crianças entendem que essa condição pressupõe a negação de direitos fundamentais, como direito à moradia e à alimentação, além da privação da utilização de serviços sociais básicos. Considerando que as crianças são sujeitos de conhecimentos e culturas, a escola não pode negligenciar o debate sobre a temática da pobreza na Educação Infantil, buscando superar visões moralizantes.

Biografía del autor/a

Shellen de Lima Matiazzi, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutoranda em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Renata Duarte Simões, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutorado em História, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil; Professora, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Alexandro Braga Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutorado em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil;
Professor, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Publicado

2024-11-29

Cómo citar

Matiazzi, S. de L., Simões, R. D., & Vieira, A. B. (2024). Indagações sobre a pobreza: o que dizem as crianças matriculadas na educação infantil. Educar Em Revista, 40(1), e88542. https://doi.org/10.1590/1984-0411.88542

Número

Sección

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