Cronotopias do Encontro: infância, universidade e movimentos sociais

Autores/as

Palabras clave:

Infância, Universidade, Movimentos Sociais

Resumen

Este texto tem por objetivo falar da importância do encontro entre a universidade e os movimentos sociais, tendo por eixo a produção do conhecimento sobre a infância, bem como a sua politização. Inspiradas na obra de Mayana Redin, tensionamos uma história da infância brasileira forjada na luta, uma história dos movimentos sociais contada a partir da participação das crianças, e o olhar acadêmico para a participação das crianças nas lutas sociais. É nesse sentido que nomeamos a discussão como uma “cronotopia de encontros”, na medida em que nos interessam as histórias e o sentido político que atravessam as possibilidades de encontro entre ensino, pesquisa, lutas sociais e crianças. Para isso, pesquisamos produções realizadas na graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) nos últimos cinco anos, especificamente no campo dos Estudos da Infância, a fim de observar suas relações com o currículo e a trajetória acadêmica da universidade, que habilita seus pedagogos para a atuação nos movimentos sociais. Como resultado, pontuamos a insipiência e, por outro lado, a urgência de pesquisas nessa convergência de campos, afirmando a importância dos deslocamentos que tais produções provocam nos currículos, na produção socializada do conhecimento, bem como na práxis das lutas cotidianas.

Biografía del autor/a

Caroline Trapp de Queiroz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (ProPEd-UERJ). Professora Adjunta no Departamento de Estudos da Infância (DEDI) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Rita Marisa Ribes Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ.

Doutora em Educação (PUC-Rio). Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

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Publicado

2024-05-03

Cómo citar

Trapp de Queiroz, C., & Ribes Pereira, R. M. (2024). Cronotopias do Encontro: infância, universidade e movimentos sociais. Educar Em Revista, 40(1), e88535. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88535

Número

Sección

DOSSIÊ Infância(s), Movimentos Sociais e Cidade: currículo(s) e formação docente