A oferta dos cursos de licenciatura no estado de São Paulo após a expansão do Instituto Federal paulista

Autores/as

Palabras clave:

Institutos Federais, formação de professores, licenciaturas, licenciaturas no estado de São Paulo.

Resumen

O artigo analisa o oferecimento de licenciaturas no estado de São Paulo após a ampliação de campi do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Tem como objetivo examinar o crescimento dos cursos destinados à formação de professores no modelo de IF e o seu alcance nesse estado em comparação às demais instituições de educação superior (IES). O texto é resultado de estudo que analisou dados estatísticos, documentos e entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram realizadas com gestores que participaram da elaboração do projeto de desenvolvimento dos Institutos Federais (IFs) em âmbito governamental. Verificou-se a concentração de cursos de licenciatura nas regiões metropolitanas, sobretudo via IES privadas, mas também se revelou a presença mais notável na atuação das instituições públicas em regiões do interior. Engloba, ainda, um balanço da avaliação de cursos de licenciatura ministrados em São Paulo, tomando-se como base o Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A abertura de novas licenciaturas do IFSP ocorreu sobretudo no interior paulista, o que permitiu a expansão da formação docente com padrão de qualidade referenciada em algumas regiões antes carentes de instituições públicas. Por fim, constatou-se destaque da instituição na oferta, principalmente, de licenciaturas em Física, Química e Matemática.

Biografía del autor/a

Maria Flávia Batista Lima, Universidade Federal do ABC

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2021), Mestrado em Educação (2015) realizado na mesma instituição, especialista em Magistério do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP (2010), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2004). Pedagoga na Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC), desenvolvendo ações relacionadas ao projeto pedagógico da universidade e à permanência estudantil. Pesquisa sobre políticas públicas para a formação de professores e para a expansão da educação superior brasileira. 

Gladys Beatriz Barreyro, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em educação pela Universidade de São Paulo e professora na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP. Desenvolveu pesquisa pós-doutoral no Center for International Higher Education, no Boston College, EUA (com apoio da CAPES) em 2014-5 e foi professora visitante no Centre for Globalisation, Education and Social Futures na University of Bistol, Reino Unido, em 2016. É membro da rede Universitas/BR do GT11 Educação superior, vinculado à ANPED.

Publicado

2024-07-19

Cómo citar

Batista Lima, M. F., & Barreyro, G. B. (2024). A oferta dos cursos de licenciatura no estado de São Paulo após a expansão do Instituto Federal paulista. Educar Em Revista, 40(1), e88326. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88326

Número

Sección

Demanda Contínua