Mutações no campo da educação de adultos. Sobre os caminhos da formação dos educadores

Autores/as

  • Rui Vieira de Castro
  • Paula Guimarães
  • Amélia Vitória Sancho

Palabras clave:

educação de adultos, dispositivos de formação de educadores, adult education, training disposals for adult educators

Resumen

O campo da educação enfrenta na actualidade importantes desafios que têm
levado ao surgimento de tensões e dilemas que forçam a sua reconfiguração.
Neste âmbito, a formação de educadores de adultos também se confronta
com diversos problemas, com destaque para aqueles induzidos pela
prevalência de determinados modos de conceber e entender a formação.
Foi na procura de modos alternativos e inovadores de conceber e desenvolver
a formação de educadores de adultos que a Unidade de Educação de
Adultos da Universidade do Minho participou no projecto A Good Adult
Educator in Europe (AGADE). Neste texto, procura-se dar conta da definição
de seis princípios orientadores da concepção de um dispositivo de formação
de educadores de adultos.

Publicado

2007-08-23

Cómo citar

Castro, R. V. de, Guimarães, P., & Sancho, A. V. (2007). Mutações no campo da educação de adultos. Sobre os caminhos da formação dos educadores. Educar Em Revista, 23(29), p. 63–81. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8667

Número

Sección

Dossiê Temático