Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores

Autores/as

  • Nádia G Gonçalves UFPR
  • Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro UFRJ

Palabras clave:

ensino de História, BNCC, formação de professores, educação básica, currículo

Resumen

Apresentamos os onze artigos que compõem o dossiê Bases Nacionais e Ensino de História, e que contemplam algumas questões relativas a embates, a desafios e a possibilidades que tais documentos envolvem em relação à educação básica e à formação de professores. Os trabalhos foram organizados começando pelo Brasil, passando por uma abordagem comparada da realidade nacional com outros países e, finalmente, tratando de discussões e normativas de outros países, da América do Sul, América Central, América do Norte e Europa. Esperamos contribuir para a reflexão e melhor compreensão desse processo de disputas sobre a educação e, aqui, particularmente, sobre o ensino de História, que deve ser apreendido em perspectiva histórica, e que pode apresentar, como os artigos discutem, tanto similaridades entre diferentes países quanto especificidades, bem como muitos desafios e possibilidades.

Publicado

2021-09-27

Cómo citar

Gonçalves, N. G., & Monteiro, A. M. F. da C. (2021). Apresentação – Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores. Educar Em Revista, 37. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80412

Número

Sección

Dossiê-Bases Nacionais e o Ensino de História embates, desafios e possibilidades na/entre a Ed. Bás. e a form. de prof