Apresentação – História da educação do corpo: pesquisas para uma noção em construção

Autores/as

  • Andrea Moreno UFMG
  • Evelise Amgarten Quitzau

Palabras clave:

história, corpo, educação

Resumen

Desde os anos 1980, o corpo vem se consolidando como um objeto de estudo das ciências humanas, inclusive da história, entre os adeptos da história cultural. As discussões geradas pelo chamado “giro corporal” ecoaram especialmente em áreas como a história da educação e história da educação física, do esporte e dos divertimentos, que direcionaram suas atenções para questões sobre como diferentes práticas e prescrições se desenvolveram, na sociedade ocidental moderna, com a finalidade de educar o corpo. A noção de educação do corpo, mobilizada em diferentes investigações, tem permitido novas interrogações sobre os mais diversos objetos de pesquisa, como manuais de ginástica e esporte, manuais de pintura, currículos de formação docente, ou mesmo os jogos e divertimentos ao ar livre. Neste texto introdutório, discutimos brevemente esta incorporação do corpo como objeto de estudos da história da educação, do esporte e dos divertimentos, indicando seu processo de consolidação e potencialidades para estes campos.

Publicado

2021-08-20

Cómo citar

Moreno, A., & Quitzau, E. A. (2021). Apresentação – História da educação do corpo: pesquisas para uma noção em construção. Educar Em Revista, 37. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/80259

Número

Sección

Dossiê - Corpo e história: os múltiplos processos de educação do corpo