Educação Ambiental: aspectos que dificultam o engajamento docente em escolas públicas do Distrito Federal

Autores/as

Palabras clave:

Educação Ambiental, Escola Pública, Engajamento, Formação Docente, Valores.

Resumen

Este estudo teve por objetivo compreender aspectos que dificultam o engajamento de professores nas propostas de Educação Ambiental (EA) a partir da percepção desses sujeitos. Participaram 17 professores de escolas públicas do Distrito Federal (11 mulheres), com média de idade de 34,6 anos, com tempo médio de 15,2 anos de atuação na educação básica da rede pública de ensino. Dentre os participantes, três exerciam o cargo de gestão, três eram propositores de projetos de EA e onze não estavam envolvidos diretamente em projetos de temática ambiental. Foram realizadas entrevistas individuais e coletivas (grupo focal e roda de conversa) com cada uma das categorias de participantes. As análises qualitativas baseadas na escuta sensível indicaram os seguintes aspectos desfavoráveis ao engajamento: a prerrogativa curricular transversal da EA, as relações de poder e conflito nas escolas, as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar, os valores e a formação docente. Os valores pessoais e a formação específica em EA, com perspectiva crítica e humana, surgiram como possibilidades de reversão do problema. Esses resultados são congruentes com estudos sobre a temática e apontam contribuições importantes para fomentar o engajamento docente em projetos de EA nas escolas.

Biografía del autor/a

Valdivan Ferreira de Lima, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando pela Faculdade Educação da Universidade de Brasília.(Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE)

Doutorando pela Faculdade Educação da Universidade de Brasília. Mestre em Educação e Ecologia Humana pela Universidade de Brasília (2012).

Claudia Marcia Lyra Pato, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2004), pesquisadora visitante no Applied Social Psychology Laboratory da California State University San Marcos. CSUSM e pós-doutorado em Psicologia Ambiental na mesma instituição, sob supervisão do professor P. Wesley Schultz, PhD (Abril/2017-Maio/2018). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília - UnB (Novembro/2018 a Novembro/2020, RECONDUZIDA para o biênio 2020-2022). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília nos níveis de graduação e pós-graduação (Mestrado/Doutorado).

Publicado

2021-10-25

Cómo citar

Lima, V. F. de, & Pato, C. M. L. (2021). Educação Ambiental: aspectos que dificultam o engajamento docente em escolas públicas do Distrito Federal. Educar Em Revista, 37. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78223

Número

Sección

Dossiê - Educação Ambiental e a Escola Básica: contextos e práticas