(Re)criando espaços e compartilhando saberes: avaliação indiciária como eixo central do trabalho pedagógico da Educação Física na Educação Infantil

Autores/as

Palabras clave:

avaliação, educação física, educação infantil

Resumen

O artigo analisa o uso da avaliação indiciária realizada nas aulas de Educação Física na Educação Infantil, focando a produção de práticas avaliativas e as experiências construídas por meio delas. Assume perspectiva da pesquisa-ação existencial realizada com um professor formado em Educação Física e 17 crianças de uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Vila Velha, Espírito Santo (ES). Os dados evidenciaram as potencialidades da avaliação indiciária naquele contexto, articulando as práticas avaliativas e as narrativas infantis com o intuito de dar visibilidade à memória do percurso formativo.

Biografía del autor/a

Marciel Barcelos, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação Física - Ufes

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação -UFT

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação - Ufes

Departamento de Ginástica - Ufes

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação - Ufes

Publicado

2021-11-29

Cómo citar

Barcelos, M., & Santos, W. dos. (2021). (Re)criando espaços e compartilhando saberes: avaliação indiciária como eixo central do trabalho pedagógico da Educação Física na Educação Infantil. Educar Em Revista, 37. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78130

Número

Sección

Dossiê - Desafios da Avaliação na e da Educação Infantil