Ortopedia do corpo, eficiência dos gestos, ciência para o esporte: modelos pedagógicos na Educação Física brasileira e na formação de seus professores

Autores/as

Palabras clave:

História da Educação Física, Modelos Pedagógicos, Ensino de Educação Física, Formação de Professores, Educação do Corpo.

Resumen

Este artigo analisou a constituição de três modelos pedagógicos na Educação Física brasileira, entre as décadas finais do século XIX e os anos de 1980, colocando em contraste a ortopedia do corpo, a eficiência dos gestos e a ciência para o esporte como formas disciplinares distintas de produção de sentidos para a área. Foram priorizadas fontes impressas, especialmente aquelas que abordam métodos e orientações pedagógicas, além de documentos organizadores de políticas. Os indícios perscrutados e o diálogo com a historiografia do campo permitiram dar operatividade à noção de modelo pedagógico estabelecida por Marta Carvalho (2011), e lançar um olhar atento aos léxicos contribuiu na composição de cada um deles, pois algumas palavras-chave foram pistas importantes na compreensão dos processos históricos investigados. A análise implicou reconhecer nas representações sobre a Educação Física as interlocuções com outros países, dando a ver múltiplas práticas de circulação e apropriação presentes nas maneiras de educar o corpo, na escola e fora dela.

Biografía del autor/a

Meily Assbú Linhales, UFMG

Departamento de Educação Física. Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer.

História da Educação Física

Publicado

2021-06-08

Cómo citar

Linhales, M. A., da Silva, G. C., & dos Santos, F. C. (2021). Ortopedia do corpo, eficiência dos gestos, ciência para o esporte: modelos pedagógicos na Educação Física brasileira e na formação de seus professores. Educar Em Revista, 37. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76991

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