Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora
Palabras clave:
Abordagem (auto)biográfica, Autoformação, Temporalidades na formação, Narrativa de si, Professora-pesquisadoraResumen
Delineamos como objetivo deste estudo apreender as temporalidades na vida
e na formação na itinerância aprendente de uma professora-pesquisadora
como dimensão autoformadora pela narrativa de si. O aporte teórico está
fundamentado nas formulações de autores como Pineau (1983, 1987,
2004, 2005, 2006, 2012), Josso (2004) e Souza (2006). Constituímos uma
investigação descritiva, matizada pela abordagem (auto)biográfica, com
estreitamento para uma pesquisa-formação. A narrativa de si, por uma
professora-pesquisadora, tomada como corpus hermenêutico crítico, resulta
de um movimento heurístico e reflexivo em uma comunidade de pesquisa. Em
uma ecologia cognitiva constituinte e constituída no exercício autopoiético,
pelo investimento (auto)biográfico em que apreendemos a narrativa de si
no processo de reflexividade crítica, reconhecemos uma estrutura complexa
das dinâmicas nas temporalidades da vida e da formação, em movimento
de intercompreensão de fluxos e de circulações de conhecimentos e
saberes. Esse desvelamento de uma pesquisa-formação em processos
auto-organizáveis, coletivos e partilhados, levaram-nos a uma ação pesquisante
em empreendimento dos sentidos e dos significados, para além das amarras
academicistas, encontrando o tempo para a nossa autoformação, que nos
coloca em um paradigma antropoformador na constituição identitária docente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

