Estudo de documentos curriculares prescritos: (de)compondo uma metodologia de investigação

Autores/as

  • Fabiany de Cássia Tavares Silva UFMS http://orcid.org/0000-0002-7106-690X
  • Christiane Caetano Martins Fernandes Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Método, Estudo Comparado, Documentos Curriculares Locais

Resumen

Este texto expõe os procedimentos metodológicos utilizados em um Programa de Pesquisa que realiza análises sobre documentos curriculares prescritos, também conhecidos como parâmetros, orientações, diretrizes, referenciais, programas e/ou planos, produzidos por redes de ensino estaduais e/ou municipais. De um lado, por constituir expressão de poder simbólico, de dados de enunciação, de fazer ver e crer, de confirmar ou de transformar os conteúdos do ‘mundo curricular’. De outro, por disponibilizar um ‘conhecimento poderoso’, validado pela crença da/na legitimidade das escolhas e de quem as legitima, crença cuja produção torna relevantes os estudos acadêmicos sobre documentos curriculares prescritos. E, por fim, porque a produção de análises sobre documentos curriculares e a produção de dissertações e teses são algumas das ações do Programa.

Biografía del autor/a

Fabiany de Cássia Tavares Silva, UFMS

Pós-doutora em educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É professora titular na Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Christiane Caetano Martins Fernandes, Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Acadêmica do Curso de Doutorado em Educação (UFMS)

Professora da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS. 

Publicado

2019-12-06

Cómo citar

Tavares Silva, F. de C., & Martins Fernandes, C. C. (2019). Estudo de documentos curriculares prescritos: (de)compondo uma metodologia de investigação. Educar Em Revista, 35(78), 225–241. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/69522

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