Cultura material escolar nas escolas radiofônicas de Bragança: entre permanências e inovações pedagógicas (1960-1970)
Palabras clave:
Cultura material escolar. Escolas radiofônicas. Representações de educação. Educação de jovens e adultos, Bragança - PA.Resumen
O presente artigo tem por objetivo analisar a cultura material escolar nas escolas radiofônicas de Bragança e a constituição das permanências e inovações pedagógicas, no período de 1960 - 1970. Metodologicamente, utilizamos a abordagem da Nova História Cultural como análise sobre o uso dos materiais escolares e as representações de educação dos sujeitos sobre esses materiais no cotidiano das salas de aula. Foram identificados três tipos de escolas: uma que funcionava na casa da monitora; outra em um barracão de palha; e a última em uma escola municipal. A cultura material escolar, nesta instituição escolar, está constituída pelos seguintes materiais: materiais de escrita (giz e lápis com borracha); materiais de suporte de escrita (quadro negro, cartaz, cadernos e folhas de papel sem pauta); mobílias (mesas de madeiras toscas e bancos retangulares de madeiras); materiais de leitura (pequenos textos e relatórios); materiais de iluminação (lamparinas de pressão, lampiões e aladins); indumentárias dos alunos (roupas de chita artesanal e algodão); materiais de proteção (palhas de Inajás e Babaçu); material de comunicação e ensino (intitulado como rádio cativo). Esses materiais permitiram identificar as permanências e inovações pedagógicas. Concluiu-se que os materiais escolares produziram representações críticas, emancipatórias e evangelizadoras cuja finalidade era alfabetizar os jovens e adultos das escolas radiofônicas de Bragança, Estado do Pará.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

