Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação
Resumen
O texto problematiza os sentidos e desafios dos espaços institucionais de apoio
ao docente que atua no ensino superior; toma como foco o debate sobre necessidades
formativas dos professores, interpelando as lógicas que as definem
e que lhes emprestam direção; e, ressalta o risco de soluções neotecnicistas.
O uso de narrativas é acionado como recurso revelador das tensões entre os
desejos manifestos pelos docentes e as condições reais de apoio institucional
oferecidas como suporte a um fazer pedagógico inovador e situado historicamente.
A categoria da avaliação é recuperada em sua feição educativa
para fomentar processos de reflexão verticais e criteriosos que subsidiem
atuações propositivas, individuais, coletivas e institucionais, na direção de
uma educação superior detentora de qualidade social construída de modo
corresponsável. Advoga-se que os espaços institucionais de apoio à docência
podem se tornar lugares estratégicos para fortalecimento da micropolítica dos
espaços educativos de modo a sustentar o compromisso com uma formação
profissional edificante sob o ponto de vista social.
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