Aritmética e interdisciplinaridade: ecos da história da educação matemática
Palabras clave:
ensino globalizante, centros de interesse, Decroly, aritméticaResumen
O objetivo deste texto é analisar artigos do periódico Revista Educação,
da década de 1930, relativos às propostas de ensino globalizante
e centros de interesse de Ovide Decroly. A análise tem em vista as
ponderações que professores-autores dos artigos expressam sobre o
ensino de aritmética por meio da proposta pedagógica decroliana.
Conclui-se que os artigos mostram reticências sobre a modernização
pedagógica, considerando o ensino globalizante e centros de interesse,
relativamente ao ensino de aritmética. As ressalvas mencionadas
a essa modernização podem ser interpretadas como permanências,
até a atualidade, de elementos da cultura escolar do ensino de matemática:
o respeito ao programa de ensino, em termos de um conjunto
de conteúdos a serem ministrados, independentemente da proposta
pedagógica em voga; e a concepção de aprendizagem da matemática
como sinônimo de resolução de muitos exercícios sobre um dado
tema a ser estudado. Tratam-se de ecos da história da educação
matemática ouvidos e pronunciados por professores da atualidade.
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