Aritmética e interdisciplinaridade: ecos da história da educação matemática

Autores/as

  • Wagner Rodrigues Valente UNIFESP

Palabras clave:

ensino globalizante, centros de interesse, Decroly, aritmética

Resumen

O objetivo deste texto é analisar artigos do periódico Revista Educação,
da década de 1930, relativos às propostas de ensino globalizante
e centros de interesse de Ovide Decroly. A análise tem em vista as
ponderações que professores-autores dos artigos expressam sobre o
ensino de aritmética por meio da proposta pedagógica decroliana.
Conclui-se que os artigos mostram reticências sobre a modernização
pedagógica, considerando o ensino globalizante e centros de interesse,
relativamente ao ensino de aritmética. As ressalvas mencionadas
a essa modernização podem ser interpretadas como permanências,
até a atualidade, de elementos da cultura escolar do ensino de matemática:
o respeito ao programa de ensino, em termos de um conjunto
de conteúdos a serem ministrados, independentemente da proposta
pedagógica em voga; e a concepção de aprendizagem da matemática
como sinônimo de resolução de muitos exercícios sobre um dado
tema a ser estudado. Tratam-se de ecos da história da educação
matemática ouvidos e pronunciados por professores da atualidade.

Biografía del autor/a

Wagner Rodrigues Valente, UNIFESP

Wagner Rodrigues Valente - prof. Livre Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, Câmpus Guarulhos, SP. Coordenador do GHEMAT- Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - www.ghemat.com.br

Publicado

2019-07-30

Cómo citar

Valente, W. R. (2019). Aritmética e interdisciplinaridade: ecos da história da educação matemática. Educar Em Revista, 35(75), 305–318. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66837

Número

Sección

Demanda Contínua