Apresentação: Literatura infantil e ensino: polêmicas antigas e atuais

Autores/as

  • Elisa Maria Dalla-Bona
  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Resumen

No Brasil as publicações relativas às questões da relação entre literatura infantil e ensino foram raras antes dos anos de 1980. Merece destaque o pioneirismo de Cecília Meireles ao publicar, em 1951, Problemas da Literatura Infantil. Numa época de educação hegemonicamente tradicional na qual era marcante a ausência da literatura infantil na sala de aula ou quando estava presente era com o intuito da transmissão dos valores morais, a autora chama a atenção dos pais e professores dos pequenos leitores para a abundância de livros no mercado, mas muitos deles sem atributos literários.

 

Publicado

2018-12-14

Cómo citar

Dalla-Bona, E. M., & Junqueira de Souza, R. (2018). Apresentação: Literatura infantil e ensino: polêmicas antigas e atuais. Educar Em Revista, 34(72), p. 7–17. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62816

Número

Sección

Dossiê Temático