Análise de obras da literatura infantil como estratégia de formação do pedagogo/ professor: saber ler, saber escolher

Autores/as

  • Elisa Maria Dalla-Bona UFPR
  • Jair Tadeu da Fonseca da Fonseca

Resumen

Estudo de caso na disciplina “Metodologia do ensino da literatura infantil”, no curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Paraná (Brasil). Predomina entre os estudantes a ideia utilitarista do trabalho escolar com a literatura infantil e seu uso como pretexto para ensinar os conteúdos escolares. Nas aulas, a partir de alguns princípios oriundos da teoria da estética da recepção e seus impactos para o ambiente escolar, são confrontadas obras consideradas de boa e de má qualidade. O artigo analisa cinco delas (Luanda enroladinha, Obax, Pra saber voar, O monstro monstruoso da caverna cavernosa, O Grúfalo) e ressalta a efetividade da estratégia para desestabilizar os estudantes e os auxiliar a pensar sobre o papel da literatura infantil no ensino e na formação do jovem leitor.

Publicado

2018-12-14

Cómo citar

Dalla-Bona, E. M., & da Fonseca, J. T. (2018). Análise de obras da literatura infantil como estratégia de formação do pedagogo/ professor: saber ler, saber escolher. Educar Em Revista, 34(72), p. 39–56. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62754

Número

Sección

Dossiê Temático