O ensino de literatura no curso de Pedagogia: uma presença necessária

Autores/as

  • Diana Maria Leite Lopes Saldanha Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Marly Amarilha

Resumen

Este artigo traz um mapeamento do ensino de literatura nos cursos de pedagogia de 27 universidades federais do país. Toma-se como pressuposto que a literatura é fundamental para a formação humana e, portanto, deve fazer parte do currículo dos futuros professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, responsáveis pela introdução das crianças na cultura letrada. A análise indica que a presença, no caso específico, da literatura infantil, na formação dos pedagogos é ainda incipiente e vulnerável aos meandros da estrutura curricular. É imprescindível introduzir a literatura como forma de propiciar ao docente, em formação inicial formal, uma vivência teórica e prática sobre seu ensino, cujo intuito seja de contribuir para a sua atuação como futuro mediador de leitura.

Publicado

2018-12-14

Cómo citar

Leite Lopes Saldanha, D. M., & Amarilha, M. (2018). O ensino de literatura no curso de Pedagogia: uma presença necessária. Educar Em Revista, 34(72), p. 151–167. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62735

Número

Sección

Dossiê Temático