Literatura na educação infantil: pesquisa e formação docente

Autores/as

  • Hilda Micarello Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Mônica Correia Baptista Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

Neste artigo, discute-se a formação de professoras2 da Educação Infantil como mediadoras de leitura literária e as repercussões desse processo formativo nas práticas docentes, com base em dois projetos de pesquisa-ação realizados pelas Universidades Federais de Juiz de Fora e de Minas Gerais. Leitura literária e docência são abordadas numa articulação entre ciência, arte e vida, buscando-se compreender a experiência dos sujeitos com essa prática cultural a partir dessa articulação. A educação literária é percebida na sua complexidade e, consequentemente, como um processo exigente do ponto de vista da formação de professoras como mediadoras e promotoras da leitura literária junto a bebês e demais crianças pequenas. A análise dos dados demonstrou as potencialidades das pesquisas colaborativas no sentido de, a partir de uma análise dos contextos educativos, construir e experimentar, numa parceria entre pesquisadoras e professoras da Educação Infantil, procedimentos e práticas educativas comprometidas com princípios e concepções que consideram a literatura como arte e a educação de crianças pequenas como direito à ampliação das experiências estéticas.



Publicado

2018-12-14

Cómo citar

Micarello, H., & Correia Baptista, M. (2018). Literatura na educação infantil: pesquisa e formação docente. Educar Em Revista, 34(72), p. 169–186. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62731

Número

Sección

Demanda Contínua