Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana

Autores/as

Palabras clave:

Formação de professores, Formação centrada na escola, Desenvolvimento profissional docente, Pedagogia Inaciana.

Resumen

O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua centrada na escola, no desenvolvimento profissional docente. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. Neste trabalho são apresentados os resultados da recolha e análise documental que permitiu caracterizar a política de formação da escola, organização que se estrutura num projeto educativo de inspiração inaciana e num currículo do mar que procura promover uma constante interdisciplinaridade. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de um efetivo estabelecimento de uma comunidade de aprendizagem, que reflete na e sobre a prática, para além de a política de formação se encontrar em estreita articulação com o projeto educativo.

Biografía del autor/a

Pedro Ribeiro Mucharreira, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Professor Auxiliar Convidado.

Doutorado em Educação - Especialidade em Formação de Professores.

Publicado

2018-12-14

Cómo citar

Mucharreira, P. R. (2018). Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana. Educar Em Revista, 34(72), p. 285–302. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60688

Número

Sección

Demanda Contínua