Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação

Autores/as

  • Lígia Márcia Martins Professora Livre-Docente da Unesp-Araraquara.
  • Tiago Nicola Lavoura Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus-BA.

Palabras clave:

Materialismo histórico-dialético, Método, Conhecimento científico.

Resumen

O presente trabalho apresenta contributos do método denominado de materialismo histórico-dialético para as investigações em educação. Ao tempo em que se espera lançar argumentos que possam servir de fundamentos e de parâmetros de análises para as investigações em educação, norteadas pela premissa científica da busca pela inteligibilidade da realidade social, colocaremos em destaque as seguintes questões teórico-metodológicas: a relação entre a dimensão ontológica e a dimensão epistemológica da realidade, e os fundamentos teóricos que sustentam as categorias de análise do objeto investigado. Na sequência, procederemos à transposição dos referidos preceitos para as pesquisas denominadas empíricas e teórico-conceituais.

Biografía del autor/a

Lígia Márcia Martins, Professora Livre-Docente da Unesp-Araraquara.

Livre Docente em Psicologia da Educação pela Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, UNESP câmpus de Bauru. Docente do programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara. Vice líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq “Estudos Marxistas em Educação”

Tiago Nicola Lavoura, Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus-BA.

Doutor em Educação pela FAE-UFMG. Pós-doutoramento em Educação Escolar pela Unesp-Araraquara e pelo Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Humana e Educação Física.

Publicado

2018-11-19

Cómo citar

Márcia Martins, L., & Nicola Lavoura, T. (2018). Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar Em Revista, 34(71), p. 223–239. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59428

Número

Sección

Demanda Contínua