Dialética da ação em práticas pedagógicas: um processo pessoal e único de reconstrução racional pelo ator social

Autores/as

Palabras clave:

Racionalização. Conscientização. Intervenção. Práticas educacionais. Pesquisa-ação.

Resumen

O objetivo deste artigo é investigar como a pesquisa-ação intervém, dentro da problemática evasiva da depredação e consumo em instituição pública. As ações aqui propostas foram desenvolvidas por 40 jovens entre 16 e 24 anos, acadêmicos do curso técnico de informática de uma escola púbica federal com a finalidade da racionalização de atividades dispendiosas, que ao longo do percurso acadêmico, nunca são apresentadas com corresponsáveis pelos danos causados. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados: técnicas qualitativas e quantitativas como documentos, registros arquivados, entrevistas, observação direta e observação participante. Recorreu-se também à utilização de atividades no formato de grupos de estudo, aplicando as técnicas pedagógicas e distribuição de tarefas para organizar as relações entre os discentes e, com isso, desenvolver neles um conhecimento a respeito dos custos financeiros do patrimônio da escola. O que deixou claro que as atividades utilizando a pesquisa-ação atende a discentes com códigos, significados, representações, resistências, expectativas, a preservarem o bem público escolar em função de um método de trabalho científico.

Biografía del autor/a

Luiz Carlos Pereira Santos, Instituto Federal de Sergipe

DOUTORADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIOAMBIENTE

PROFESSOR DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL  DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

MESTRADO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO

POS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

POS GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS

PROFESSOR DA ÁREA DE INFORMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE

Publicado

2018-12-14

Cómo citar

Santos, L. C. P., & Venceslau Bitencourt, D. (2018). Dialética da ação em práticas pedagógicas: um processo pessoal e único de reconstrução racional pelo ator social. Educar Em Revista, 34(72), p. 269–284. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58798

Número

Sección

Demanda Contínua