A incorporação da temática de gênero e diversidade na academia: por uma ecologia de saberes na universidade

Autores/as

  • Márcia Alves da Silva Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas

Palabras clave:

Teoria feminista, Universidade, Gênero e diversidade.

Resumen

Neste texto procuramos resgatar aspectos da trajetória do Observatório de Gênero e Diversidade da Universidade Federal de Pelotas – UFPel desde sua fundação, em 2014, até o final de 2016. Salientamos as principais ações para uma reflexão sobre a caminhada executada até o momento, identificando e problematizando seus avanços e seus limites. Nesta escrita, inicialmente se problematiza a difícil relação entre ciência feminista e educação escolar. Na sequência, é realizada uma crítica da racionalidade hegemônica, tendo por base a obra de Boaventura Santos, apontando para o que o autor chamou de ecologia de saberes, incorporando a experiência do Observatório nessa perspectiva. Por fim, são apresentadas algumas iniciativas realizadas pelo Observatório no período mencionado, considerando a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão acadêmica.

Biografía del autor/a

Márcia Alves da Silva, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas

Socióloga, Mestre e Doutora em Educação. Professora Adjunta do Depto. de Fundamentos de Educação, da Faculdade de Educação da UFPel. Atua nas áreas de educação, estudos de gênero, trabalho feminino, formação de professores.

Publicado

2018-08-15

Cómo citar

Silva, M. A. da. (2018). A incorporação da temática de gênero e diversidade na academia: por uma ecologia de saberes na universidade. Educar Em Revista, 34(70), p.293–307. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/58317

Número

Sección

Demanda Contínua