Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte

Autores/as

  • Tânia Mara Pedroso Muller Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

Relações Étnico-raciais, Livro didático, Estado da Arte, Educação.

Resumen

Este artigo apresenta os resultados do estudo realizado sobre o “Estado da arte” da produção acadêmica brasileira a respeito do livro didático e relações étnico-raciais. Baseando-se nessa metodologia, a pesquisa teve como universo de análise teses, dissertações e artigos publicados em períodicos na área da educação. Com essa pesquisa, intencionava-se analisar as lacunas, permanecências e mudanças. Conclui-se apontando os aspectos comuns entre as pesquisas sobre o negro no Livro didático no período de 2003 a 2014 e sua relação com a Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira na educação básica.

Publicado

2018-06-12

Cómo citar

Muller, T. M. P. (2018). Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte. Educar Em Revista, 34(69), p. 77–95. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57232

Número

Sección

Dossiê Temático