Pedagogia performativa e seus não-lugares: reverberações da khôra a partir de Platão, Derrida e Agamben / Performative pedagogy and its non-places: reverberations of khôra based on Plato, Derrida and Agamben
Palabras clave:
Pedagogia Performativa, Des-criação, Comum, Espaço, khôra / Performative pedagogy, Un-creation, Common place, Space, KhôraResumen
A presente investigação, de teor ensaístico, discorre sobre as reverbera-ções discursivas (de maior expressão filosófica) da figura-conceito khôra, apontando para as injunções pedagógico-performativas e suas variáveis ético-políticas. O texto indaga, pautado pelas elaborações de Platão, Jacques Derrida e Giorgio Agamben, sobre a noção de lugar (e não-lugar) condensada em khôra, tendo em vista aflutuação da posição de/do sujeito – dos lugares que ocupa, engendra e com os quais (se)identifica – na constituição de um comum – espaço em que o próprio e o impróprio poderiam coabitar. Na contramão de uma interpretação que concebe a pedagogia performativa ora como poética e ora como instauradora de um entrelugar, este texto sinaliza para a condição de im-potênciae in-determinação intrínsecas da mesma, demonstrando seu caráter des-criativo, aberto e contingencial.
* * *
This essay-like research deals with the discursive reverberations (of greater philosophical expression) of the concept figure khôra, pointing to pedagogi-cal-performative injunctions and their ethical and political variables. Based on the elaborations of Plato, Jacques Derrida and Giorgio Agamben, the text investigates the notion of place (and non-place) condensed in khôra, in view of the subjects’s fluctuating position – of the places he occupies, engenders and with which he identifies – in the constitution of a common place – a space in which the personal and the impersonal could coexist. Contrary to an interpretation that conceives performative pedagogy as a poetics and establisher of an interplace, this text signals to the condition of impotency and indeterminacy intrinsic to this performative pedagogy, demonstrating its un-creative, open and contingent character.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

