Teatralidade e Performance na pesquisa em Educação: do corpo e da escrita em perspectiva discursiva / Theatricality and Performance in the research in Education: of the body and the writing in discursive perspective
Palabras clave:
Teatralidade, Performance, Discurso, Pesquisa em Educação / Theatricality, Discourse, Research in EducationResumen
O texto pretende fazer uma reflexão sobre a pesquisa em Educação, a partir nas noções de corpo teatralizado/performático e escrita teatralizada/performática, dimensionando os conceitos de Teatralidade e Performance como dispositivos poético-discursivos para a compreensão de diferentes fenômenos que interessam à esfera educacional. A ancoragem teórica, que perpassa todo o texto, tem nos estudos do discurso e da linguagem sua centralidade investigativa, apontando, sem a pretensão de intersecção entre correntes teóricas, contribuições da Análise do Discurso de linha Francesa e da Análise Dialógica do Discurso, quando estas se deparam com o caráter prismático de objetos e problemáticas da pesquisa em Educação.
* * *
The text intends to make a reflection on the research in Education, starting from the notions of theatrical/performative body and theatrical/performative writing, dimensioning the concepts of Theatricality and Performance as poetic-discursive devices for the understanding of different phenomena that interest the educational sphere. The theoretical anchorage, which runs through the whole text, has in the studies of discourse and language its investigative centrality, pointing out, without the pretension of intersection between theoretical currents, contributions of the Discourse Analysis of French Line and the Dialogical Analysis of the Discourse, when these are they encounter the prismatic character of objects and problems of research in Education.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

