A escolha de recursos na aula de História

Autores/as

  • Olga Magalhães

Palabras clave:

Educação Histórica, Ensino de História, Recursos de ensino nas aulas de História, Fontes, Materiais auxiliares, Historical Education, History Teaching, Materials for History class, Evidences, Other resources

Resumen

Com este artigo pretende-se dar a conhecer dados de uma investigação levada a cabo com professores de História portugueses, que leccionavam turmas do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Através de um questionário fechado, foi pedido aos professores que escolhessem recursos (fontes e materiais) com vista à leccionação de um conjunto de aulas sobre o Renascimento (conteúdo de leccionação obrigatória no 8º ano de escolaridade) e que justificassem as suas escolhas. Os dados recolhidos foram operacionalizados sob a forma de escalas dicotómicas e tratados com recurso a procedimentos estatísticos adequados. Foi possível apurar que estes professores preferiam, maioritariamente, as fontes primárias (quer escritas, quer iconográficas), bem como materiais estáticos cuja utilização dominavam.

Cómo citar

Magalhães, O. (2006). A escolha de recursos na aula de História. Educar Em Revista, p. 113–130. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5544

Número

Sección

Dossiê Temático