“Combater a ignorância é defender a liberdade”: As relações entre a Associação Comercial do Rio de Janeiro e o Liceu de Artes e Ofícios no Império / “Oppose to ignorance is defending freedom”: Relations between the Commercial Association of Rio de Janeiro and the School of Arts and Crafts during the Empire
Palabras clave:
Associação Comercial do Rio de Janeiro, Liceu de Artes e Ofícios, Ensino Comercial, Instrução Pública, Século XIX / Commercial Association of Rio de Janeiro, School of Arts and Crafts, Commercial Education, Public Instruction, Nineteenth centuryResumen
O artigo apresenta os interesses da Associação Comercial do Rio de Janeiro no estímulo e patrocínio à implementação do curso comercial pelo Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Analisando os aspectos que envolveram a afirmação da instrução pública ao longo do século XIX, o artigo transita por vários aspectos da sociedade e economia da segunda metade do século XIX que formavam um novo entendimento sobre a instrução pública, articulando-a aos interesses da produção de riqueza do país e, ao mesmo tempo, incentivando o ensino profissional como formador e moralizador da classe trabalhadora. Nesse sentido, o artigo discute alguns aspectos históricos que teriam contribuído para a defesa do ensino comercial, como aspecto da formação profissional dos trabalhadores do comércio, pela Associação Comercial do Rio de Janeiro no final dos oitocentos.
* * *
This paper investigates the interests of the Commercial Association of Rio de Janeiro, encouraging and sponsoring the implementation of the Commercial course at the School of Arts and Crafts of Rio de Janeiro. Analyzing aspects involving the setting of public education throughout the nineteenth century, the paper moves through various aspects of society and economy in the second half of the nineteenth century which formed a new understanding of public education, in an attempt to link it to the interests of production, wealth of the country and at the same time encouraging vocational education as trainer and moralizing the working class. Therefore, the paper discusses some historical aspects that have contributed to the defense of business education, as a part of professional training of workers in trade by the Commercial Association of Rio de Janeiro in the late eighteen hundreds.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

