A pesquisa-intervenção na formação continuada de professores e o dispositivo de análise das práticas profissionais de orientação psicanalítica: revisitando algumas questões e considerações
Palabras clave:
Pesquisa-intervenção, Formação, Professores, Escuta, Práticas profissionaisResumen
O objetivo do artigo é o de revisitar algumas questões e considerações de ordem teórico-metodológicas sobre a pesquisa-intervenção na formação continuada de professores, que utiliza o dispositivo de escuta e análise das práticas profissionais, de orientação psicanalítica, configurando um método clínico-ético. Este visa a tratar dos problemas relativos a práxis dos professores por meio da articulação entre subjetividade e práticas educativas. Para tanto, o trabalho perfaz um breve percurso histórico da análise das práticas profissionais, aborda alguns elementos conceituais de inspiração freudo-lacaniana introduzidos no dispositivo, tece algumas considerações sobre o manejo dos grupos clínicos e a formação do mediador desses grupos, concluindo sobre a relevância e os efeitos do dispositivo no desenvolvimento pessoal e no aperfeiçoamento profissional de professores e na re(significação) de suas práticas docentes.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

