A interculturalidade em Educação Patrimonial: desafios e contributos para o ensino de História
Palabras clave:
Educação Histórica e Patrimonial, Interculturalidade, Identidade, Consciência histórica. Ensino-Aprendizagem.Resumen
No ensino de História, aspectos curriculares interdisciplinares relacionados com o uso do património cultural ou a problematização em torno do desenvolvimento de atitudes de tolerância, de respeito pela diferença e cooperação entre povos, necessitam de uma reflexão fundamentada e sistemática sobre concepções de alunos e professores em áreas centrais para a Educação Histórica, como a da interculturalidade. Com o objetivo de aprofundar, numa abordagem essencialmente qualitativa, a compreensão dos sentidos atribuídos por alunos e professores a fontes patrimoniais, em articulação com conceitos ligados à consciência histórica, nomeadamente os de identidade e de património, analisaram-se as concepções de alunos de 7.º ano e de 10.º ano de várias escolas do norte de Portugal, acerca da forma como interpretam fontes patrimoniais e, ainda, como os seus professores entendem o uso de fontes patrimoniais no ensino e aprendizagem de História, dada a sua relação com a interpretação como processo de construção de significado acerca do passado. Neste estudo registaram-se diferentes perfis de identidade consoante o padrão de pensamento, desde uma identidade local/nacional fundada nas origens, i.e. exclusiva, até uma identidade mais inclusiva e europeia/global. Os resultados do estudo permitem abrir possibilidades de novas formas de abordagem educativa relacionadas com a utilização do património como evidência histórica, contribuindo para o desenvolvimento da consciência histórica e patrimonial.
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