Um instrumento para a avaliação formativa de textos produzidos por usuários de Libras

Autores/as

  • Terezinha Nunes Universidade de Oxford
  • Rosane Vargas

Palabras clave:

Avaliação da escrita, Escrita do estudante surdo, Textos de estudantes surdos, LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), Português escrito

Resumen

O presente trabalho descreve um instrumento para avaliação de textos produzidos por alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Instrumentos que permitam analisar as dificuldades dos alunos são cruciais na avaliação formativa para que se possa desenvolver um plano de ensino adequado às necessidades dos alunos. Teoricamente, o instrumento baseia-se na distinção feita por Nunes e Bryant (2014) entre a relação direta e indireta entre as formas da língua falada e escrita, privilegiando a relação indireta, através de conceitos inferidos pela experiência com a língua. O instrumento utilizado é formado por duas escalas, a primeira avalia a organização sintática e a segunda a qualidade do texto. A relevância do instrumento foi analisada através de sua aplicação a textos produzidos por 18 usuários de LIBRAS que frequentam escolas para alunos surdos na região de Porto Alegre. Obteve-se uma distribuição normal dos escores, sem efeito de chão ou de teto, o que sugere a adequação do instrumento à amostra selecionada. Observou-se um bom nível de fidedignidade do instrumento, obtendo-se também uma indicação positiva de sua validade conceitual, através da correlação entre as duas escalas. Conclui-se que o instrumento pode ser usado na avaliação formativa de usuários de LIBRAS, permitindo identificar aspectos da produção de textos que possam ser trabalhados prioritariamente pelo professor.

Biografía del autor/a

Rosane Vargas

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Publicado

2017-01-05

Cómo citar

Nunes, T., & Vargas, R. (2017). Um instrumento para a avaliação formativa de textos produzidos por usuários de Libras. Educar Em Revista, 32(62), p. 125–141. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48309

Número

Sección

Dossiê Temático