Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica

Autores/as

Palabras clave:

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Avaliação de Programas Sociais, Tecnologia Educacional.

Resumen

O avanço da produção científica trouxe consigo o crescimento de estudos que procuram inventariar as pesquisas publicadas, convertendo-se em importantes termômetros do grau de profundidade e de amplitude dessas. Ademais, essa estratégia de pesquisa aponta tendências, lacunas, espaços de saturação, métodos mais recorrentes, obras de referência, dentre outros tantos aspectos relativos às pesquisas e à produção científica oriunda dessas. Assim, esta pesquisa objetivou analisar características demográficas e metodológicas das teses e dissertações produzidas no Brasil acerca do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA). Metodologicamente o estudo teve caráter descritivo e recorreu ao procedimento documental, com análise de conteúdo de 43 teses e dissertações publicadas no período 2008 a 2014. Os resultados apontaram: (a) ápice da produção científica sobre o PROUCA entre 2012 e 2013; (b) forte concentração de pesquisas nas regiões sul e sudeste; (c) prevalência de estudos de caso e (d) emprego majoritário de referências bibliográficas nacionais.

Biografía del autor/a

Wagner Bandeira Andriola, Universidade Federal do Ceará (UFC) Pesquisador do CNPq

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1990), especialização em Psicometria (1992) e mestrado em Psicologia Social pela Universidade de Brasília (1993 - bolsista CNPq), doutorado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Complutense de Madrid (2002 - bolsista CAPES). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC), Pesquisador do CNPq (Nível 1D), Editor-Chefe da Coleção Temas em Avaliação Educacional, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação (UFC). Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais. É consultor ad-hoc dos periódicos: a) Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação (CESGRANRIO), b) Avaliação: Avaliação da Educação Superior (UNISO), c) Estudos em Avaliação Educacional (FCC), d) Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS), e) Revista de Avaliação Psicológica (IBAP), f) Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB), g) Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), h) American Journal of Applied Psychology. É consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação Cearense de Apoio Científico e Tecnológico (FUNCAP). Membro da Diretoria da Associação Nacional de Avaliação Educacional (ABAVE - Gestões 2006/2007 e 2008/2009), da Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE) e do Grupo de Trabalho para Elaboración de Estándares y Evaluación del Programa de Promoción de la Reforma Educativa de América Latina y el Caribe (PREAL). Ex-bolsista de Desenvolvimento Científico e Regional (DCR/CNPq).

Carlos Adriano Santos Gomes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestre em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu (FVC) e Doutor em Educação Brasileira com ênfase em Avaliação Institucional pela Universidade Federal do Ceara (UFC). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Ceara (UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria Profissional da UFC (PPAC - Profissional), Vice-Coordenador do mesmo programa para o biênio 2015/2017 (eleito pelo colegiado na reunião do dia 09/11/15) e Editor Associado da CONTEXTUS - Revista Contemporânea de Economia e Gestão. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Publicado

2017-02-25

Cómo citar

Andriola, W. B., & Gomes, C. A. S. (2017). Programa Um Computador por Aluno (PROUCA): uma análise bibliométrica. Educar Em Revista, 33(63), p. 267–288. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48230

Número

Sección

Demanda Contínua