O conhecimento matemático no periódico Evangelisch-Lutherisches Kinderblatt für Südamerika
Palabras clave:
Conhecimento Matemático, Evangelisch-Lutherisches Kinderblatt für Südamerika, Escolas Paroquiais Luteranas Gaúchas.Resumen
O artigo tem por objetivo discutir o conhecimento matemático presente no periódico Evangelisch-Lutherisches Kinderblatt für Südamerika (Jornal para crianças da Igreja Evangélica Luterana da América do Sul), editado pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, na década de 1930. O Sínodo de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou missão nas colônias alemãs do Rio Grande do Sul em 1900, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Baseando-se na história cultural, analisaram-se as 88 edições do periódico Kinderblatt, editado no período de dezembro de 1930 a junho/julho de 1939, em alemão gótico. Foi redigido por pastores luteranos e professores paroquiais, sendo publicado pela Casa Publicadora Concórdia de Porto Alegre. O principal objetivo dos editores do periódico era, de forma lúdica, inserir as crianças na prática religiosa luterana por meio de textos, histórias, informações e curiosidades de cunho moral e religioso e de formação geral. Foi usado, complementarmente, no ensino das diferentes áreas do conhecimento nas escolas paroquiais luteranas gaúchas durante a primeira metade do século XX. Em relação à matemática, constatou-se que os editores valorizavam as habilidades concretas e abstratas do aprendizado matemático através do cálculo escrito e do cálculo mental, em forma de atividades lúdicas e prazerosas. Também propunham desafios matemáticos para desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento geométrico das crianças.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

