Combates pela educação operária: aspectos da reação católica à criação de Escolas Modernas no Brasil (1900-1920)

Autores/as

  • Isabel Bilhão Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumen

As propostas pedagógicas e os dados biográficos de Francisco Ferrer y Guardia já foram bastante estudadas no contexto acadêmico brasileiro. No entanto, ainda carecem de maior investigação os argumentos e as estratégias utilizados pelos grupos opositores às suas concepções educacionais, especialmente os provenientes de membros da Igreja. Este artigo objetiva analisar alguns aspectos da reação católica à criação de Escolas Modernas no país nas primeiras décadas do século XX. Tal discussão embasa-se empiricamente em um encarte especial da Revista Vozes de Petrópolis, publicado em 1913. Pretende-se ampliar a compreensão dos embates em torno da educação operária no período inicial da República, refletindo especialmente sobre as estratégias argumentativas de religiosos que se propõem a combater a difusão da educação racionalista entre os trabalhadores. 

Biografía del autor/a

Isabel Bilhão, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em História pela UFRGS. Professora do PPGEDU/Unisinos

Publicado

2016-06-29

Cómo citar

Bilhão, I. (2016). Combates pela educação operária: aspectos da reação católica à criação de Escolas Modernas no Brasil (1900-1920). Educar Em Revista, 32(60), p. 231–246. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/43357

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